quarta-feira, 22 de maio de 2013

Orientador Educacional: o mediador da escola



Elo entre educadores, pais e estudantes, esse profissional atua para administrar diferentes pontos de vista
Daniela Almeida

Antes tido como o responsável por encaminhar os estudantes considerados "problema" a psicólogos, o orientador educacional ganhou uma nova função, perdeu o antigo e pejorativo rótulo de delegado e hoje trabalha para intermediar os conflitos escolares e ajudar os professores a lidar com alunos com dificuldade de aprendizagem.
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Regulamentado por decreto federal, o cargo é desempenhado por um pedagogo especializado (nas redes públicas, sua presença é obrigatória de acordo com leis municipais e estaduais). Enquanto o coordenador pedagógico garante o cumprimento do planejamento e dá suporte formativo aos educadores, ele faz a ponte entre estudantes, docentes e pais.
Para ter sucesso, precisa construir uma relação de confiança que permita administrar os diferentes pontos de vista, ter a habilidade de negociar e prever ações. Do contrário, passa a se dedicar aos incêndios diários. "Garantir a integração dos atores educacionais e avaliar o processo evita a dispersão", explica Sônia Aidar, titular do posto na Escola Projeto Vida, em São Paulo.
É também seu papel manter reuniões semanais com as classes para mapear problemas, dar suporte a crianças com questões de relacionamento e estabelecer uma parceria com as famílias, quando há a desconfiança de que a dificuldade esteja em casa. "Antes, o cargo tinha mais um enfoque clínico. A rotina era ser o responsável por encaminhar alunos a especialistas, como médicos, fonoaudiólogos etc.", explica Sônia.
Recentemente, o orientador passou a atuar de forma a atender os estudantes levando em conta que eles estão inseridos em um contexto social, o que influencia o processo de aprendizagem. "Essa mudança tem a ver com a influência de teóricos construtivistas, como Jean Piaget (1896-1980), Lev Vygostky (1896-1934) e Henri Wallon (1879-1962), nos projetos pedagógicos das escolas, cada vez mais pautados pela psicologia do desenvolvimento - o estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa."
 Em algumas redes, como em Guarulhos, na Grande São Paulo, essa ajuda vem de fora. A organização não-governamental Lugar de Vida, por exemplo, foi contratada pela prefeitura para prestar o serviço de orientação. O programa foi pensado para que a equipe da escola tenha encontros quinzenais, de duas horas cada um, com o pessoal da entidade para falar sobre dificuldades diversas.
As primeiras reuniões geralmente se iniciavam com um longo silêncio, mas terminavam com os participantes contando experiências muitas vezes traumáticas. "Percebi logo que não se costuma falar sobre esses problemas. Os docentes têm dificuldade em compartilhá-los com seus pares e, com isso, acabam por não resolvê-los", conta Fernando Colli, psicanalista e coordenador da Lugar de Vida.
Quando essa dinâmica está incorporada à unidade de ensino, o trabalho flui de forma mais contínua. Para mostrar como isso funciona, ouvimos três orientadores com perfis distintos. Todos foram convidados a narrar seu dia-a-dia em textos em primeira pessoa - você confere o resultado abaixo.
 Maria Eugênia de Toledo, da Escola Projeto Vida, fala sobre como é lidar diretamente com crianças e jovens. O relato de Lidnei Ventura, da EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, em Florianópolis, é um bom exemplo da rotina de quem trabalha lado a lado com os professores. E Suzana Moreira Pacheco, titular do posto na EMEF Professor Gilberto Jorge Gonçalves da Silva, em Porto Alegre, conta como é ser o elo com a comunidade.




COMENTÁRIO

FUNÇÃO DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO: trabalhar em parceria com os professores na implementação do currículo na escola.
FUNÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL: intermediar as relações entre professores, alunos e pais, ajudando os professores a lidar com os alunos com dificuldade de aprendizado.

ENTREVISTAS
PERGUNTAS QUE FORAM FEITAS:
a) Porque o Orientador Pedagógico é necessário na escola?
b) Porque o Orientador Educacional é necessário na escola?

RESPOSTAS:
1) CARGO: professor de séries iniciais
a) Ele é o elo de ligação entre os profissionais da escola e as orientações emanadas de instâncias superiores. Ele é o facilitador da comunicação que permite o avanço e a melhoria do rendimento de todas as turmas, com o incentivo constante.
b) Ele permite uma orientação aos alunos e familiares para que busquem soluções, equacionando problemas e direcionando os conflitos. Permite sanar situações comportamentais, e na ordem da saúde encaminhá-los para a busca de solução.

2) CARGO: professor de séries iniciais
a) Ele é necessário para fazer uma ponte entre a direção da escola e os professores, para orientar nas tarefas que o professor precisa realizar, como, por exemplo, a execução de projetos da escola, o preenchimento de planejamentos, relatórios, etc.
b) Ele é necessário para auxiliar o professor a buscar medidas para conduzir melhor o aprendizado do aluno, principalmente daquele que apresenta uma maior dificuldade ou algum tipo de comprometimento. 

3) CARGO: professor de Artes Plásticas
a) Porque o OP é aquele que oriente os professores em seus planejamentos, sendo a ponte entre eles e os superiores (direção, SME,...), fazendo os repasses. Também é seu trabalho proporcionar os diálogos e trocas para que os momentos de encontro sejam produtivos, e os professores não sejam, apenas, reprodutores, mas produtores de conhecimento.
b) Com o trabalho do OE fica mais fácil haver as trocas com os alunos, ouvi-los e conhecê-los.

4) CARGO: Coordenador  Pedagógico
a) Para realizar a interação entre o pedagógico e o administrativo, fazendo com que todos os segmentos trabalhem de forma a buscar a excelência do trabalho desenvolvido. Além de cuidar de orientar e fiscalizar o trabalho realizado pelo corpo docente.
b) Para orientar os alunos frente às suas dúvidas e dificuldades, auxiliando e direcionando o trabalho realizado em sala de aula. Resolvendo, também, possíveis conflitos entre “escola” e família.
5) CARGO: Diretor Adjunto
a) O OP se faz necessário, pois ele acompanha todo o trabalho pedagógico realizado na escola, orientando e fazendo os ajuste necessários para que os resultados sejam satisfatórios.
b) O OE avalia os alunos a fim de que as suas dificuldades possam ser sanadas e eles tenham êxito em sua aprendizagem.

OBS.: Todos os entrevistados trabalham em escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro.

Miriam Fonte Bôa Ferraz Machado 10212080247 Nova Iguaçu

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